domingo, 11 de dezembro de 2016

O Super Nintendo (SNES)

     O Super NES, ou mais conhecido como Super nintendo, foi lançado no japão no ano de 1990 e no brasil foi lançado em 30 de agosto de 1993. O console de 16 bits foi o segundo console lançado pela Nintendo, o primeiro tinha sido o NES (lançado em 1985) mais conhecido como nintendinho e possuía sistema 8 bits.
   
Super Nintendo.



     Esse console é sem duvidas o que mais marcou a vida dos jovens e crianças nos anos 90 aqui no brasil, quem hoje adulto e que esta na casa dos 25 a 35 anos (ou você que esta lendo) nunca alugou um cartucho no sábado para devolver só na segunda feira, ou que frequentou algum fliperama ou casa de jogos para jogar o bom e velho International Super Star Soccer (Grande Allejo), Super Mario, Street Fighter entre outros?

Fliperama das antigas.

Casa de Jogos, a segunda casa de muita gente. :)

     O super nintendo 16 Bits possuía controles de 4 botões (A, B, X e Y), e os queridos R e L (Mega Drive não tinha) alem do start e select, os controles não eram tão confortáveis já que depois de algumas partidas era de lei colocar a camisa no dedo dolorido para poder jogar. Também geralmente quando estávamos levando uma surra em um jogo de luta, colocávamos a camisa para melhorar a jogabilidade ai a turma já sabia "a coisa agora ficou séria". :)

Camisa no dedo, agora vai.

     O grande atrativo do Super Nintendo era mesmo a vasta biblioteca de jogos das várias franquias que duram até hoje, Oficialmente foram lançados 784 jogos, sendo que 63 foram lançados na Europa e 251 foram exclusivos para o mercado americano. Falando sobre os cartuchos de jogos, também era lei dar uma boa soprada nos terminais do cartucho para que o jogo pegasse.
   
Soprando fitas.

     O super nintendo amado possuía as seguintes especificações técnicas:

CPU:

  • 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
GPU:
  • Memória de vídeo (Video RAM): 64 KB
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32768 (15-bit)
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites na tela: 128 sprites
  • O SNES Trabalhava com duas PPUs
  • Mode 7
Áudio
  • 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
  • Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
  • PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
  • Som estéreo digital

Placa do super nintendo (modelo 2).

     Estima-se que foram vendidos cerca de 49 milhões de unidades de Super Nintendo pelo mundo, no entanto essa quantidade é menor que a do nintendinho que vendeu 61 milhões de unidades, bem menor se formos comparar com o PS2 que é o maior fenômeno que já existiu (até agora) e que vendeu 157 milhões de unidades, mas não vamos confundir as coisas, para os anos 90 esses números eram espetaculares.
    Muita fãs e colecionadores ainda mantem Super Nintendo e coleções de cartuchos, mas no que se refere aos seus preços de hoje em dia, vemos algo meio sem noção, no qual os cartuchos são super faturados e ser colecionador desta plataforma se tornou algo frustrante por conta do preço. :)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Convido para conhecer esse projeto de poder relembrar os melhores jogos do Mario e do Super Nintendo em qual quer lugar . Pode ser jogado tanto no PC ou Celular .Mini Super Nintendo Online

    ResponderExcluir